segunda-feira, 13 de julho de 2009

Planejamento e Produção

dos políticos. Abra espaço para a publicidade (apoio cultural) dos pequenos negócios de sua comunidade, como o sapateiro, a doceira, a lanchonete, o açougue, o pipoqueiro, o vendedor de rua, cobrando pouco, é claro. Lembre-se que o objetivo é sustentar e melhorar a rádio e não “parasitar” a vizinhança. É preciso lutar por recursos em publicidade dos órgãos públicos do estado, município ou federal, em especial as de utilidade pública,como campanhas de vacinação, por exemplo. As pessoas da comunidade ou sócios da associação também podem pagar um valor simbólico por mês, como R$ 1,00, por exemplo. Sindicatos e outras associações que têm um pouco mais de recurso podem pagar um pouco mais. Promova campanhas e eventos, como festas e bingos. E não se esqueça de prestar contas do que recebe e gasta de maneira mais transparente possível,pois isso vai trazer credibilidade à rádio. Uma boa maneira de fazer isso é apresentar regularmente o extrato de alguma conta poupança, que pode ser aberta no nome da associação para esse fim. Este extrato pode ser fixado na rádio para quem quiser ver.
Acima de tudo, a busca pela verdade liberta. É preciso cuidado para não reproduzir
relações de dependência e subordinação. Assim como é preciso atenção para não reproduzir o modelo comercial e as artimanhas embutidas na moral destes meios. Não se deve cair na tentação de apenas “falar o que o povo quer ouvir”. É uma luta para que as vozes do povo organizado em suas comunidades possam ser ouvidas e compreendidas (16).

7.1 Funções em uma rádio

Embora as rádio comunitária, de um modo geral, sejam geridas com muito sacrifício e
dedicação de voluntários, nem tudo precisa ser feito sozinho, de modo isolado. Existem funções que podem ser divididas na realização de um programa. Há um aspecto muito positivo nisso, pois permite a integração e aproximação de participantes, estimulando o trabalho coletivo. Além disso, pode ser uma forma de facilitar a vida dos envolvidos e qualificar o programa, pois o trabalho fica dividido, tem mais cabeças para pensar e experiências para compartilhar. As funções mais comuns no exercício da radiodifusão são:

• Produtor: é aquele que prepara o programa para ser apresentado. Faz a pesquisa
e monta o texto, seleciona as músicas, marca as entrevistas e confirma
tudo para ver se na hora vai dar tudo certo;
Apresentador ou Locutor: é o que fala no microfone, lê o texto, improvisa, e
faz comentários;
• Repórter: é o que sai para coletar as informações, investigando através de
entrevistas e pesquisa;
• Técnico de som ou operador: é o responsável pela operação dos equipamentos no estúdio, descritos anteriormente.
16 Para saber mais, ver os livros Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania, de Cicilia Peruzzo (p. 142-158) e No ar... uma rádio comunitária de Denise Maria Cogo (p. 135-148).
Acontece que muitas vezes uma só pessoa faz tudo isso nas rádios comunitárias
devido à escassez de voluntários para ajudar. O mais importante é que cada etapa da
construção do programa seja planejada, para que a qualidade seja a melhor possível.
É importante pelo menos fazer a pesquisa e o roteiro, conforme vamos aprender
mais adiante. Caso for possível e viável financeiramente, seria muito interessante a
rádio contratar profissionais que pudessem dedicar-se às tarefas mais técnicas. Isso
propiciaria mais tempo e disposição para a comunidade protagonizar a comunicação,
através da criação e participação nos programas. Mas duas restrições devem ser observadas neste sentido. Estes profissionais devem ser preferencialmente contratados
entre os moradores da comunidade, privilegiando a geração de renda junto à área de
transmissão da rádio e estimulando a busca por formação adequada. Além disso,
esta proximidade é muito importante para garantir a familiarização com os assuntos
da comunidade. E este procedimento também prestigiaria as categorias da área de
comunicação, abrindo caminhos para um novo nicho de mercado para este tipo de
profissional, quase sempre recrutado pela grande indústria da comunicação. Uma
segunda restrição diz respeito ao papel destes profissionais na rádio comunitária,
que deve ser estritamente técnico, como um funcionário da emissora. É preciso ficar
sempre atento ao fato de que a gestão da rádio deve ser exercida coletivamente, de
modo a evitar um encastelamento tecnocrático por parte destes. Como morador da
região, este profissional pode participar das decisões, mas jamais pode reivindicar
privilégios em função do seu posto.

Exercício 1
Escolha duas funções dentre as apresentadas, às quais você gostaria de realizar na
sua rádio. Exponha sua resposta para a turma e justifique o porquê da escolha.

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