domingo, 12 de julho de 2009

Preparando o Programa

 Ao fazer uma produção, escolha as vozes e suas personalidades, bem como
a personalidade para cada texto que vai ser interpretado. É preciso manter as
vozes para não descaracterizar a(s) personalidade(s) criada(s);
 Experimente contrastar as vozes, uma mais grave com outra brilhante, mais
alta; a voz de barítono contra a de um contralto, a de uma criança travessa
com a de uma menina doce. Com esta variedade, pode ser pintado um quadro
vivo e interessante. Use a palavra e a voz humana em toda a extensão de suas
possibilidades;
 Dê um ritmo agradável, que não seja monótono para quem estiver ouvindo.
Seja vivo e interessante;
 A postura é essencial para a nossa fala.

9 PREPARANDO O PROGRAMA
Depois de estabelecida a proposta do programa e a que ele se destina, é relevante
pensarmos na produção. Independente da linha e do estilo que forem
escolhidos para o programa, precisa-se considerar os itens seguintes. Eles
são importantes para que a proposta fique clara e os ouvintes consigam identificá-la
– e não tenham a impressão de que quem está conduzindo está perdido, não domina
o conteúdo ou não participou do processo de produção.

9.1 Idéia
É a inspiração, o elemento básico que o programa quer abordar (exemplos: reforma
agrária, medicamentos genéricos, evento na comunidade). Esta idéia é
a espinha dorsal do programa. Ela deve estar presente em todas as fases do trabalho.
Para o programa ser completo, ele deve partir de três idéias iniciais: a idéia
temática, (a nossa visão sobre o tema), a idéia narrativa (como vamos transmitir
a temática - através de notícias, entrevistas, debates), e a idéia poética (como os
apresentadores vão conduzir o programa, a linguagem a ser utilizada, a utilização
de música etc.). As idéias podem surgir de duas maneiras: uma adaptação de
um produto que já existe (uma discussão da comunidade, um evento que está
sendo realizado) ou uma reunião da equipe que produz o programa (no caso de
ele acontecer com uma freqüência definida).

9.2 Sinopse
É o desenvolvimento escrito da idéia, um texto em que deve ser apresentado o
conteúdo do programa. A sinopse deve ser breve, incluindo os aspectos mais
importantes que precisam ser abordados. Além disso, a sinopse tem que definir: o
horário que o programa vai ao ar, a duração, o público a que ele se destina, se ele
vai ser ao vivo ou gravado e os meios humanos - quantas pessoas são necessárias
e quem está disponível.
9.3 Pré-pauta
Pré-pauta e pauta são tarefas que devem ser realizadas por quem ficar responsável
pelas reportagens. A pré-pauta é um resumo do programa, indicando as reportagens
que vão ao ar e o tempo de duração. As matérias não devem ser muito longas,
para o ouvinte não se distrair. Uma boa condução segura um tema no ar por até 10
ou 12 minutos por bloco. Uma rádio comunitária pode compensar a falta de recursos
e de reportagem na rua com participação, comentários explicativos e polêmicas:

BLOCO 1
Matéria sobre enchentes e como está a situação da população atingida pelas
chuvas – 1min 30seg
Matéria sobre início das aulas e condições das escolas estaduais – 1min
30seg

BLOCO 2
Entrevista com morador do bairro que colaborou com as vítimas das enchentes
– 2min
Enquete com população sobre preços do material escolar – 1min

Exercício 10
Junte-se à sua equipe para elaborar uma pré-pauta para dois blocos de 5 a 10 minutos
para veicular na rádio da sua comunidade. Procurem mesclar informações gerais,
sobre sua cidade e país, com assuntos que são interessantes para os moradores em
seu bairro. Definam quantas matérias o programa terá, qual a duração de cada uma
e a ordem em que elas vão ao ar. Apresentem a idéia aos colegas.

9.4 Pauta
São as tarefas dos repórteres, dando dicas de como elas devem ser realizadas. A
pauta deve conter um indicativo de tempo máximo e mínimo para a reportagem,
bem como os aspectos importantes a serem destacados. Resumindo, a pauta possui
elementos para ajudar o repórter a entender o assunto e indicações de fontes para as
entrevistas e/ou de informantes no local do acontecimento a ser coberto. A existência de uma pauta enriquece o produto final e organiza as idéias da equipe que está trabalhando.

Observe o exemplo, baseado na primeira matéria do BLOCO 1 da pré-pauta acima:

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