segunda-feira, 13 de julho de 2009

Planejamento e Produção

7.2 Programação e programas

A programação em si, é o conjunto ordenado de tudo o que é transmitido pela rádio,
ou seja, todos os programas veiculados. Não existe uma regra fixa sobre os tipos
de programas para rádio. Os diversos tipos podem confundir-se, dependendo da criatividade
empenhada na produção e até de ponto de vista. Mas, para fins didáticos, citamos
seis tipos mais comuns, conforme o que é veiculado nas rádios comunitárias:

a) Noticiários
São os programas de divulgação de notícias, mais vinculados à prática padrão
do jornalismo. Na rádio comunitária, é importante dar destaque às notícias da comunidade, do município e da região.

b) Formativos/educativos
Programas educativos devem ter uma preocupação com a cultura e a educação.
O objetivo é aumentar o conhecimento do ouvinte sobre o tema apresentado. Os programas musicais,por exemplo, podem informar sobre tipos de música, resgatando,
por exemplo, a cultura nativa. Outro exemplo é o dos programas femininos, dirigidos
a donas-de-casa, que podem falar sobre problemas de higiene na alimentação, saúde,
cuidados com crianças. O fundamental é ter um bom profissional da área para
falar: médicos, psicólogos, professores, nutricionistas e outros.

c) Lazer/diversão
Os programas só de música são o exemplo mais comum deste tipo de programa.
Mas é possível, por exemplo, produzir programas de humor, com um
locutor divertido e/ou um bom contador de piadas. Existem as radionovelas, por
exemplo, que fizeram muito sucesso no passado, mas hoje em dia são muito raras. Esta experiência já foi resgatada em algumas rádios comunitárias. Pode-se
também realizar programas com jogos, perguntas e testes de conhecimento, distribuindo
brindes que podem ser doados por estabelecimentos da região. Neste tipo de programa, o limite é a criatividade de quem o faz.

d) Esportivos
Embora possam ser identificados como programas de lazer/diversão, podese
enquadrá-los em uma categoria específica, tamanha é a audiência deste tipo
de programa. Só para se ter uma idéia, nas rádios AM comerciais, eles são a
parte mais popular da programação. O futebol não é o único esporte sobre as
quais as emissoras falam, mas é o principal. Na rádio comunitária, deve-se dar
destaque ao esporte local, cobrindo, por exemplo, os times de futebol popularmente
conhecidos como “da várzea” ou ainda competições estudantis em
escolas da região.

e) Cultura local/comunitários
São programas voltados especificamente à constante prestação de serviços
à comunidade, buscando a intimidade entre a rádio e os ouvintes. Os programas
de cultura local são destinados a divulgar os espetáculos, inaugurações, feiras,
rodeios, encontros, cursos, peças de teatro, filmes, entre outras atrações culturais
da comunidade. Promovem as agendas com a programação cultural da
região de abrangência, procurando sempre estimular e popularizar estes eventos
entre os ouvintes. Divulgar estas atividades, em especial as gratuitas, é uma
ótima maneira para promover o acesso e o compartilhamento destas culturas
para a população. Para este tipo de programa, pode ser bem interessante o uso
do já citado enlace (“link”), possibilitando a transmissão diretamente do local do
evento. Já os chamados programas comunitários servem como um canal para
atender aos anseios da comunidade, buscando soluções de problemas específicos
da região. Aqui entram também ofertas de trabalho, achados e perdidos,
bem como reclames de ouvintes. Este tipo de programa é muito importante para
a rádio comunitária. Suas informações podem ser reutilizadas em forma de notas
que podem entrar em qualquer outro programa. Mas é prudente não confundir
com os programas de caráter popularesco das rádios comerciais, onde comunicadores
carismáticos praticam assistencialismo de resultados, explorando casos
policiais e escândalos de modo sensacionalista e dramático.

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