segunda-feira, 13 de julho de 2009

Planejamento e Produção

sempre é interessante para o entendimento de uma rádio comunitária. E o contrário
também é verdadeiro.
Ao pensarmos a informação, temos que construí-la de uma forma clara para que seja
bem compreendida pelo nosso público. Destacamos a seguir alguns pontos a se observar.

LIDE: É um termo criado a partir da palavra inglesa “lead”, que significa “guia” ou
o que vem à frente”. De modo bem simplificado, é uma base inicial para construir
uma notícia. Um alicerce que fornece ao ouvinte as informações básicas sobre o
tema abordado, procurando prender a sua atenção. Embora um pouco contestado
pelas modernas teorias de jornalismo, ainda oferece uma solução bastante didática
e eficiente para a construção de notícias, agrupando as principais informações de
um acontecimento. Assim, a idéia do LIDE sugere que, para melhor compreensão da
notícia, é importante responder pelo menos às seguintes perguntas:
O QUE aconteceu? Descrever com precisão o fato;

Com QUEM aconteceu? Quem organiza, quem realizou, suas características;
QUANDO aconteceu? A data, hora ou turno em que aconteceu o fato – falar do antes
e do depois;
ONDE aconteceu? Falar do lugar onde o fato aconteceu, endereço ou localidade;
COMO aconteceu? Falar do jeito como aconteceu o fato noticiado;
POR QUE aconteceu? Falar das causas que provocaram o fato e, se possível, das
conseqüências.

Uma dica para ajudar a decidir se a informação que você tem pode ou não virar
notícia, é verificar, por exemplo, se ela encaixa em algum dos seguintes tópicos:
 Mais importante, assuntos relevantes para a comunidade;
 O mais caro ou barato, o que aumentou ou baixou de preço;
 Tragédias e problemas que assolam a comunidade;
 Fatos recentes, que acabaram de acontecer;
 Coisas incomuns, curiosidades ou causos;
 O que vai acontecer, novidades e serviços disponíveis;
 Os últimos ou mais à margem, projetos solidários que merecem ajuda;
 Os primeiros, maiores, que destacam-se por mérito e precisam de apoio.

Numa rádio comunitária, as notícias devem ser dadas conforme sua importância,
nessa ordem:
Comunidade;
Município/Região;
Estado;
País;
América Latina;
Mundo.

A estrutura da notícia:
 Priorizar os dados mais importantes para a informação a ser dada;
 Na medida do possível, tem que ter pelo menos os principais dados conforme
proposta do LIDE;
 Caso necessário e possível, um corpo formado por parágrafos onde acrescentamos
dados novos e recordamos alguns dos mais importantes;
 Um fechamento com os dados para que o ouvinte recorde o fato e/ou fique
com a perspectiva das conseqüências;
 É possível ainda adicionar algum comentário ou entrevista que possa dar
mais vibração, se for o caso, mesclando recursos de outros gêneros.
A linguagem da notícia:
 É dupla, porque além da gramática em si, tem a linguagem do sentido que se dá
a ela, que interfere na forma como o ouvinte vai recebê-la;
 Tem que ser de uso corrente e compreensível para todos que a ouvem (se for
usada uma palavra que seja difícil, tem que explicar o que significa);
 Especialmente para o rádio, usar palavras curtas, frases curtas e com estrutura
lógica. Tem que usar sinônimos, evitando ao máximo repetir palavras.

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