domingo, 12 de julho de 2009

Preparando o Programa

Exercício 12

Baseando-se no exemplo acima, junte a sua equipe e faça o roteiro para o programa
planejado a partir do exercício 3. Escreva os textos para os locutores, coloque as
matérias na ordem, escolha os trechos das entrevistas que vão ser colocados no ar e
escreva as orientações para o técnico. Não esqueça dos tempos das matérias e das
entrevistas. Ao final, comparem com o que haviam desenvolvido antes e apresentem
o roteiro aos colegas.

9.7 Depois que o programa vai ao arA equipe do programa deve se reunir para avaliar se a idéia inicial foi bem executada.
Deve também ser comparado o planejamento inicial do programa com aquilo
que foi ao ar. Uma forma fácil de avaliação é gravar e escutar coletivamente o programa.
Os resultados devem ser avaliados de acordo com o que foi produzido e o jeito
que foi feito. Quando for debatido o programa, deve entrar em debate a participação
dos ouvintes, através de chamadas telefônicas, mensagens de celular, correio eletrônico,
MSN, visitas ao estúdio na hora do programa ou conversas fora do ar. Se houver
polêmica sobre algum ponto, pode-se retomar o assunto no próximo programa. As
discussões continuam na reunião que vai elaborar o próximo programa.

10 ÚLTIMAS REFLEXÕES

Aprender a negociar é muito importante, é um momento
de grande reflexão. A contaminação do
culto ao ego que é propagada pela grande mídia,
este mundo ilusório de grandes astros e estrelas, inevitavelmente
reflete na cultura e na nossa forma de pensar.
Para o trabalho que envolve a radiodifusão comunitária,
a importância do que está em jogo está muito acima de
quaisquer desejos pessoais ou problemas de carência
afetiva mal resolvidos. Procurem trabalhar a sua convivência
com os seus vizinhos e colegas de comunidade.
Aprendam a receber críticas, mas sem levá-las para o
lado pessoal. E aprendam a reconhecer a dedicação dos
outros sem sentir-se diminuído – algumas pessoas incomodam-
se com o talento alheio. É preciso aprender a elogiar
e receber elogios. Faz parte do desenvolvimento de
relações afetivas saudáveis. Aos mais talentosos, aprendam
a compartilhar seu conhecimento com os outros e
preservem sempre a humildade – habilidades maiores
podem até mesmo resultar em maiores responsabilidades
e, às vezes, são um fardo pesado a ser carregado.

Exercício Final

Reelaborar coletivamente a grade de programação para a rádio. Negociem os horários,
tentando ser flexíveis, pensando sempre no que é melhor para a rádio e conseqüentemente
para a comunidade. Em caso de impasses que não chegam a consenso,
optar por uma votação ou apelar para um sorteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário