segunda-feira, 13 de julho de 2009

Planejamento e Produção

alguns casos de exceção, é possível preservar a fonte, garantindo o seu anonimato.
Mas, nestes casos, é fundamental que tal fonte seja de extrema confiança e, por alguma razão, seja conveniente que seu nome não apareça. Ainda assim, é importante
que o ouvinte tenha pelo menos uma noção da origem da informação, com alguma
pista do local ou da procedência desta fonte. Senão, a tal CREDIBILIDADE pode ficar
comprometida. O ideal é sempre identificar a fonte e evitar o anonimato. Em caso
de dúvida, cruze a opinião da fonte suspeita com outras fontes. Para a maioria das
pessoas que estão ouvindo um programa não é interessante conhecer uma opinião
se não se sabe quem a deu. É um dos aspectos fundamentais que vai diferenciar a
notícia da “fofoca”.

Além das pessoas, existem outras fontes úteis para a construção de uma matéria,
como, por exemplo:

 jornais, revistas, outras rádios, telejornais e agências de notícias: tome
cuidado para não reproduzir simplesmente o que é veiculado pela mídia
em geral. Muitas vezes, tais informações são carregadas com uma postura
tendenciosa, vinculada a interesses em desacordo com a proposta das
comunitárias;

 documentos e bibliotecas: enciclopédias renomadas e documentos emitidos
por instituição com credibilidade são ótimas fontes. No caso dos
livros, procure informar-se sobre os autores para compreender melhor
suas idéias e intenções;

 correspondentes: jornalistas que trabalham para a emissora ou o programa
que têm como tarefa recolher periodicamente os fatos da sua área
para enviar com a sua própria voz;

 Internet: a rede mundial de computadores oferece de tudo, o que presta e
aquilo que não é confiável. Dentro da mídia descentralizada, existem dezenas
de blogs, portais, páginas e fontes de informação populares muito
interessantes. Dentre estas, estão dezenas de páginas com arquivos de
conteúdos de áudio e que podem ser baixados gratuitamente. A pesquisa
permanente é a melhor maneira de se informar e buscar os bons conteúdos
da internet. Mas aqui, as fontes são sempre suspeitas. Priorize pesquisas
fatuais, com dados brutos e legalmente respaldados, tais como o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral
(TSE), Controladoria-Geral da União (CGU), etc. Além de portais renomados
de movimentos populares, jornalismo de investigação e instituições de ensino.
Eles darão mais credibilidade às informações veiculadas.

7.6.2 Mas de onde tirar as notícias da comunidade?

Dos próprios moradores, com suas denúncias e reclamações, por telefone ou no
boca-a-boca. Na comunidade, quase todas as pessoas se conhecem e sabem o que
está acontecendo com seus vizinhos e parentes. Se cada um que trabalha na rádio levar
uma notícia por dia, o locutor já vai ter alguma coisa para falar no programa. Outra
boa idéia é montar uma equipe de repórteres populares da comunidade. Isso rompe
com a situação de mero receptor do ouvinte. Tente recrutar um grupo de ouvintes que
esteja sempre ligado ao programa. Eles podem entrar ao vivo de qualquer telefone e
comentar sobre o assunto do programa. Estes repórteres populares também podem
fazer pesquisas e entrevistas junto à população, abordando o tema em discussão. O
único porém é que esta idéia precisa de uma chave híbrida para ser implementada.
Lembre-se de priorizar as notícias da comunidade, da cidade, da região, do estado,
do país e do continente, nessa ordem. Por último, em casos mais importantes
como guerras, as notícias do mundo, que podem ser tiradas dos jornais diários e em
grandes portais da Internet. A rádio comunitária também deve sempre tentar conseguir
assinaturas cortesia dos principais jornais da cidade.

Exercício 4

A partir do exercício 3, as equipes devem buscar informações para fazer pelo menos
uma notícia para inserir no programa. Esta notícia deve ser relativa a algum acontecimento da comunidade. Faça pesquisa, entreviste pessoas. Agora chegou o momento de ser um repórter popular.

7.7 Conselhos gerais sobre programas

Para que realmente o rádio seja importante para quem estiver ouvindo, é importante
lembrar-se de quatro palavrinhas básicas:

INTELIGIBILIDADE: a informação que vai ao ar tem que ser compreensível. Esta é a condição que permite que um programa, uma informação, seja direta. E isto se consegue pelos seguintes pontos:

O SOM TEM QUE SER LIMPO E DEPENDE DE UM BOM SISTEMA TÉCNICO:
equipamentos e aparatos de gravação e transmissão, com uma correta
modulação na mesa de controle, a combinação de sons deve ser agradável,
conectando as vozes que irão ao ar com os outros sons que podem
ser utilizados. Bom tratamento acústico do estúdio, utilização adequada
do microfone etc.;

IDÉIAS PRECISAS: para que a informação seja entendida, devem ser bem delimitadas e definidas as idéias que serão expostas. Faça um bom planejamento,prepare-se para o programa;

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