segunda-feira, 13 de julho de 2009

Planejamento e Produção

Não há muito mistério para fazer a grade. É preciso reunir todos os programas,
com os seguintes dados: dia da semana e horário de apresentação; título (nome) do
programa; nome da equipe ou pessoa responsável; uma breve descrição do programa.
Depois, organize uma lista destes programas linearmente, de forma a simplificar
a visualização e compreensão. Uma maneira bem comum de fazer isso é dispor os
programas um embaixo do outro em uma lista simples. Outra é fazer uma tabela, com
os dias da semana nas colunas e horários nas linhas. Depois é só preencher os espaços
com as informações de cada programa. A tabela permita uma visualização geral
da grade, sendo melhor para a organização do todo. Mas, dependendo do tamanho
do papel, fica um pouco difícil colocar a descrição dos programas dentro de cada
quadradinho da tabela. As descrições são muito importantes para quem não conhece
a rádio. Permite às pessoas saber sobre o que trata cada programa, despertando a
curiosidade e atraindo ouvintes. Eis um breve exemplo:

DE SEGUNDA A SEXTA:
05:00 – Coração Nativo – Fulano de Tal e Beltrano da Silva
Música nativista, tradicional e contemporânea, abrindo espaço para novos talentos.
Cobertura de eventos nos rodeios e prestação de serviços à comunidade.

08:40 – Amor, meu grande amor – Antônio Amado e equipe
Programa voltado para as mulheres da comunidade – horóscopo, delegacia de
mulher, sexualidade, saúde, espiritualidade, família e beleza, aberto à participação
de ouvintes.

09:30 – Samba no Quintal – Nego da Ginga, Pé de Valsa e Totó
Convidados, entrevista e o melhor do samba de raiz. Resgata a memória musical
e abre espaço para novos talentos, transmitindo ao vivo de botecos e
pagodes da comunidade.

11:05 – A Hora do Rock – Emiliano Maluco e Chico Fedor
Rock, rap, punk, reggae, metal, ska, e outros. Espaço para novos talentos do
morro e do asfalto, buscando a integração destes segmentos.

13:30 – Cabeça Aberta – Régis Pimenta
Debates e entrevistas sobre comportamento, sexo, drogas, a política e a vida na
comunidade. Dicas culturais e música nativa de qualidade.
E assim por diante, até preencher todos os espaços ou contemplar todos os programas.
Não esqueça do sábado e do domingo, que são dias que as pessoas mais
ficam em casa. Podem ainda existir programas que

Informe Farroupilha
Todos os dias, das 09:00 às 18:00, no intervalo entre programas – Sérgio
Cabeção e Rui da ABRAÇO apresentam 10 minutos de noticiário, com muita
informações novinha sobre e para comunidade.
Na medida do possível, é muito importante manter os horários rigidamente. Os
ouvintes se habituam a ouvir um determinado programa em uma determinada hora,
criando uma relação de identificação com a programação. Então não dá para ficar mudando
a grade o tempo todo, nem ficar fazendo rotatividade de horários, porque isso,
na prática, não dá muito certo e acaba incomodando parte da audiência. A pessoa liga
o rádio e espera ouvir este ou aquele apresentador, ou um tipo de música do seu gosto.
Pode acabar criando uma imagem errada de que a rádio é uma bagunça ou que não
dá certo mesmo. E aí é ponto para as comerciais. O rádio costuma criar um vínculo
entre o ouvinte e o tempo. Ele é a informação, a diversão e a reflexão, mas também é
uma espécie de relógio para muita gente. Ficar atento à rigidez dos horários é muito
importante. E evitem faltar aos programas ou chegar muito atrasados. Faz parte do
comprometimento assumido com a comunidade. Procurem construir uma programação
o mais plural possível para a rádio. E não esqueçam que as rádios comunitárias
devem abrir espaço para todas as tendências, possibilitando a todos participar.

Exercício 5
Desenvolvam uma grade de programação com os programas desenvolvidos nos
exercícios anteriores. Não se esqueçam de incluir na grade as informações sugeridas
para que os ouvintes saibam o máximo possível sobre o que está rolando na rádio e
quem está por lá. Tentem ser flexíveis quanto aos horários, pensando sempre no que
é melhor para a comunidade.

8 LOCUÇÃO

A voz é a vibração sonora que os seres humanos produzem através de seus órgãos,
especialmente a laringe. O ar é combustível essencial para a nossa voz,
por isso a respiração adequada é uma das partes mais importantes da nossa
fala. Uma postura adequada também é essencial.
A voz é o instrumento de quem trabalha como comunicador de uma rádio. Ela
não pode ser usada de qualquer jeito. É a ferramenta essencial para o desempenho do
trabalho na rádio e, por isso, é necessário educá-la e cuidá-la. A locução radiofônica
deve ser feita de forma natural, como se fosse uma conversa com o ouvinte. Utilize o
mínimo necessário de leitura no microfone e fuja das palavras complicadas. É importante
salientar que a chamada “voz de rádio” está ultrapassada. Ter um vozeirão não
significa que a pessoa deve trabalhar no rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário